quarta-feira, 1 de julho de 2009

No velho estilo




No domingo, 28 de junho, os militares destituíram o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, inaugurando um novo tipo de golpe militar. Os golpistas de hoje contaram com o apoio direto do poder judiciário e do congresso.
Na madrugada de domingo, mais de cem soldados, entraram violentamente na residência de Zelaya. Apontaram os fuzis para seu rosto e ameaçaram disparar. Os vinte soldados da guarda presidencial, que protegiam a residência, foram desarmados, amarrados e levados para algum lugar desconhecido. Ainda de pijama, Zelaya foi tirado à força e expulso do país.
No velho estilo, os militares golpistas estão controlando as fronteiras, fecharam os meios de comunicação independentes, bloquearam as ligações telefônicas e a internet. Nas ruas, os militares confiscam as câmeras dos jornalistas e reprimem os protestos. Algumas notícias informam a existência de feridos nos confrontos.
Roberto Micheletti, o “novo presidente”, nega a existência de um golpe de estado, porque segundo ele, a ação foi feita amparada na constituição. Depois de permanecer submerso nas profundezas, volta o velho estilo de resolver as questões políticas pela força militar.

Nenhum comentário: