domingo, 17 de janeiro de 2010

Terremotos

Eu tinha quinze anos quando vivi o último terremoto em Manágua. As imagens do terremoto no Haití me fizeram lembrar o que vivi: cadáveres nas ruas, pessoas presas nos escombros, famílias inteiras enterradas nas suas próprias casas. Muitos feridos e mutilados. A cidade foi sepultada viva. Também vi grupos saqueando casas, mercados e lojas.

Uma foto chocante do terremoto no Haiti que vi nos jornais nestes dias, foi a de um homem roubando um caixão com um cadáver dentro. O homem desalojou o cadáver, que já estava ali, puxando-o pelos pés.

Hoje Manágua não existe. Vi desaparecer meus cinemas preferidos, meu colégio, os lugares que eu freqüentava. O bairro onde eu morava ficou transformado em poeira.

Minha avó me salvou de morrer soterrado na nossa casa em Manágua. Na verdade foi a morte de minha avó a que me salvou. Ela morreu cinco dias antes do terremoto. Eu morava com ela no centro da cidade. Fui morar com minha mãe na periferia onde o terremoto não derrubou muitas casas. Quando os tremores se acalmaram um pouco fui para o centro. A casa onde eu morava com minha avó, não existia mais. Nunca me recuperei desse golpe. Terremotos em qualquer lugar do mundo, me estremecem.


Nenhum comentário: