terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Granada: sua origem


Granada foi fundada em 1524 por Francisco Hernández de Córdoba. Localizada na margem do Lago Cocibolca, foi uma das primeiras cidades fundadas pelos espanhóis em terra firme.
Granada, igual a todas as cidades da Nicarágua, é resultado da imposição à população indígena, de uma determinada concepção urbana de parte dos conquistadores espanhóis.
O traçado regular e uniforme substituiu a dispersão e a separação das construções das populações indígenas. Da mesma forma, o ladrilho e as telhas de barro substituíram a palha como material das construções.
Apesar disso, Granada foi se configurando uma espécie de hibridismo na concepção urbanística. O clima e a geografia do novo mundo exigiam adaptações nos materiais e nas técnicas das construções. Este hibridismo foi se consolidando ao ritmo das transformações econômicas e políticas.
A carta do conquistador Pedrarias Dávila ao Rei da Espanha contém os principais eixos norteadores que orientaram a formação e as características urbanas de Granada.
Nessa carta ele destaca a localização privilegiada de Granada e a importância do Lago. Desde então o lago desempenhou até agora um papel primordial, visto que, comunica-se através do Rio San Juan, com os oceanos Pacífico e Atlântico. A busca dessa via de comunicação se transformou numa obsessão para os espanhóis desde os tempos de Gil Gonzalez. Em 1856, durante a guerra entre legitimistas e democráticos, William Walker destruiu Granada.

Nenhum comentário: