domingo, 22 de março de 2009

FIDEL SENTADO FRENTE À TV, YOANI NA SALA DE MIGRAÇÃO




Enquanto Fidel, sentado frente à TV, torcia a favor do time cubano de beisebol, Yoani Sanchez está sentada, pela terceira vez, na sala da migração, esperando permissão para sair de Cuba. De novo e sem motivo nenhum é negada sua saída de Cuba. Nada adiantou a viagem marcada para 29 de março e o visto de entrada do País estrangeiro que pretende visitar.
Fidel grita com o home run do rebatedor cubano contra o time australiano. Yoani com seu olhos escuros fixa seu olhar nos lábios da senhora baixinha. Uns minutos de silêncio...Por fim a senhora, fazendo um esforço por parecer amável, mexe os lábios e disse: “Você não está autorizada a viajar”. Era a mesma resposta das vezes anteriores. Essas poucas palavras nomeiam uma nova geração de pessoas. Yoani e muitos outros pertencem à legião dos exilados para dentro, os que não podem sair do País. Como se deve supor, nenhuma justificativa, para a esta nova negativa. Sem nenhum conta pendente com a justiça, Yoani fez o esforço de lembrar e não encontrou nenhuma dívida nem com a justiça nem com qualquer loja. Ela pagou todas as parcelas da panela de arroz que se estragou poucos meses depois de ter sido comprada. .
O motivo da negativa de saída de Yoani é óbvio. Os burocratas querem que ela recolha cada palavra sua, que as guarde e as destrua. Em troca de seu silêncio ela poderá sair de Cuba, mas que será de Yoani sem suas palavras? Por agora ela continua de castigo por escrever seu blog e por ter acreditado que era livre, mas ela é teimosa.

Nenhum comentário: