quarta-feira, 18 de março de 2009

O Pequeno Polegar da América agora é de esquerda


El Salvador é o menor país da América. Por isso é conhecido como o pequeno polegar. Este domingo, 15 de março, o jornalista Mauricio Funes, da Frente de Libertação Nacional Farabundo Marti, ganhou as eleições presidenciais.
Um novo vento sopra neste sofrido país. “Se Nicarágua venceu, El Salvador vencerá”. Esse grito que ecoava na Praça da revolução em Manágua, nos anos oitenta, hoje se realiza, não através da insurreição, mas nos comícios eleitorais.
Fica aberta a possibilidade de sensíveis transformações sociais, mas a esperança só fica em aberto. O fato da esquerda chegar ao governo não significa novas revoluções. As pessoas são as mesmas, mas os processos são diferentes. Na Nicarágua, a volta recente de Daniel Ortega ao governo, para alguns desinformados, significa o regresso da revolução. As condições são outras, e Ortega repete antigas práticas populistas. Anda a cavalo nas praças, de chapéu e é abençoado pela Igreja. Controla o partido de forma autoritária e é responsável pela divisão do sandinismo.

Nenhum comentário: