sábado, 23 de maio de 2009

Adeus vovó - Adios mi abuelita


Os blogueiros estão de luto, perderam sua avó. Na quarta-feira 20 de maio morreu Maria Amélia López Soliño, uma doce senhora que em 2006, aos 95 anos, ganhou de aniversário do neto: um blog. Sua vida mudou completamente. Ela se divertia contando suas histórias, e foi muito feliz nos seus últimos anos. Nem sequer imaginamos como um computador ligado à rede pode mudar a vida das pessoas. Da sua memória lúcida foram saindo histórias da sua infância. Ela nasceu em Muxía, um pequeno povoado da costa de Galícia, na Espanha. Escrevia de tudo: de política e de comida, do seu cotidiano, da sua infância e das festas, de teatro e de poesia, da guerra civil espanhola. Infelizmente apenas ontem descobri seu blog, mas todas suas histórias estão na rede, e desde ontem, estou me divertindo com suas histórias. Fiquei maravilhado. Ela confessa que, desde os dezesseis anos, é socialista. Recebeu milhares de comentários de todos os continentes. Deu centenas de entrevistas e aprendeu muito. Recebeu visitas de muitas pessoas. Até da Rússia chegaram a vê-la. Sua vida estava muito agitada. El País, o jornal da Espanha, a descreve como uma “nonagenária global”.
Desde seu blog defendia os direitos das pessoas mais velhas. E até propus um programa mínimo, dentre eles: o direito ao acesso à internet, já que tira as penas e que longe de ser um luxo, é um instrumento para defender os direitos. “Eu queria que os velhos não perdessem a ilusão” – disse ela.
Seu blog é recheado de bom humor. Criou alguns vídeos divertidos, onde ela fala, mas a figura que parece é a de um tubarão. Vale a pena viajar pelo seu blog e se divertir.


Aqui o Blog da minha avó: http://amis95.blogspot.com/

Nenhum comentário: