sábado, 16 de maio de 2009

A Venus pornográfica


A fascinação do homem pelos mistérios do sexo feminino é tão antiga como ele mesmo. Uma descoberta recente deixou os arqueólogos emudecidos. Na caverna Hohle Fels, no sul da Alemanha, no estado alemão de Baden-Württemberg, foi encontrada uma pequena escultura, de marfim de mamute, de apenas seis centímetros e trinta e três gramas, com seios e sexo desproporcionais.
Esta Venus, como se denominam estas esculturas, tem cerca de 40 mil anos. É portanto a figura humana (ou sua representação) mais antiga encontrada até hoje. Apesar de tão pequena, rivaliza com a Venus de Milo e com a Venus de Willendorf, outra escultura, descoberta na Áustria em 1908 e que tem 28 mil anos. As opiniões dos arqueólogos estão divididas. Alguns a consideram uma representação da fertilidade, outros um amuleto, ou até um objeto sexual.
Na cabeça pequena, a escultura tem um orifício que permite adivinhar que alguém a utilizava pendurada no pescoço. Parece que o homem primitivo explicitava melhor seu assombro diante do poder feminino. Difícil explicar por que a origem da vida é creditada a um Deus único e masculino. Pelo menos nos últimos dois mil anos. Ou talvez seja precisamente por isso que o feminino tem sido banido, para não reconhecer sua capacidade de produzir a própria humanidade. Hoje os representantes do Deus masculino na Terra se esforçam para desconhecer o poder feminino. Será que isto explica o celibato?

Nenhum comentário: